Ògún, ou em português Ogum, é o grande Senhor dono de todos os caminhos; é o Guerreiro conquistador e implacável, de bravura impar, sem o qual não existiria caminho, inovação ou progresso. Considerado o Grande Ferreiro do Céu por dominar e conhecer os segredos da forja, foi Ogún que concedeu aos Homens o uso do ferro e de todos os metais, razão pela qual é reverenciado e amado mesmo antes de ser temido. Foi graças a Ogún e ás suas ferramentas que assistimos ao desenvolvimento da agricultura que saciou a fome em África e ás armas que possibilitaram a expansão de reinos e cidades.
Ògún, que possui local e altura própria para receber as suas oferendas, é o único Òrisà que recebe em qualquer hora e local; não se oferece a Òrisà nenhum sem antes pedir licença a Ògún. Justo e implacável, é simultaneamente um Pai extremoso que ouve e ajuda os seus filhos na hora das dificuldades. Existem vários “Ògúns”, ou várias qualidades, conforme o local onde o seu culto foi levado a cabo.
Algumas qualidades:
Ogunjá, Meje, Waris, Xoroquê, Oniré
Características dos filhos de Ogún;
São pessoas práticas e decididas. Fisicamente tendem a ser esguias porém musculadas.
Dispensam um confortável colchão para dormir com o corpo no chão; gostam de pisar a terra com os pés descalços; são trabalhadores incansáveis e não medem esforços para atingirem os seus objectivos; são pessoas, que se necessário, contrariam toda e qualquer lógica, lutando… e vencem!
Não se prendem à riqueza! Ganham hoje e gastam amanhã. São líderes natos. A necessidade de mandar pode torná-los desagradáveis, mas nem sempre!
Os filhos de Ogún são pessoas alegres; gostam de se divertir e que todos possam compartilhar a sua felicidade.
Seu lema principal é vencer na vida não importando qual o tipo de trabalho ou esforço para o conseguir!
Quem tem um filho de Ògún por amigo, tem um amigo para vida inteira!
(Que nunca seja seu inimigo…)
Dia da semana: Terça-feira
Alguns Metais de Ògún: Ferro (todos os metais)
Cores: Azulão, verde e vermelho
Algumas Comidas de Ògún: Inhame, feijoada,
Alguns Símbolos: Bigorna, e outras ferramentas
Elementos: Terra e fogo
Algumas Folhas de Ògún: Aroeira branca, folhas de manga,
Alguns Domínios de Ògún: Guerra, progresso,
Saudação: Ogunhé patacori au anegi!
Alguns Números de Ògún: 7, 14, etc…
Para quem atende ao sincretismo: São Jorge






