Conheça o Candomblé: Uma religião de Poucos Para Muitos

imagesO Candomblé é uma religião monoteísta Afro-Brasileira que nasceu da fusão do culto aos Orísás praticado em África há mais de cinco mil anos e as formas e formulas adoptadas pelos negros escravos que, forçadamente e após a grande travessia do Atlântico, se viram obrigados a utilizar em terras Brasileiras para, camufladamente, continuarem a venerar os seus “Santos”.

images (1)Através dos Orísás, ministros de Olorum e energia em estado puro que rege as forças da natureza, o Babálórísá (Pai-de-Santo) ou Yálórísá (Mãe-de- Santo) prega e ensina aos seus seguidores, sejam eles Yaôs, Abiãns ou simpatizantes, valores sagrados como o respeito, elevação espiritual, compaixão, solidariedade, e perdão. Alguém ligado ao Candomblé tem por obrigação honrar e ajudar o próximo, sendo que desta forma, está a honrar os Orísás e o Olorum.

147441-050-AF8ACAF8Apoiado num sistema hierárquico extremamente rigido, em que só com muito esforço, determinação e fé se consegue ascender, o Candomblé prima por ser uma religião maioritariamente de cariz oral, em que os ensinamentos sagrados se apreendem com o convívio e respeito aos mais velhos, detentores do conhecimento. Aliás, a ancestralidade é ponto fundamental do Candomblé: os nossos ancestrais directos e indirectos são para ser cultuados, venerados e são eles a base de todo o Asé, força vital que nos guia e orienta os nossos actos, sem nunca colocar em causa o dom maior que Olorum nos concedeu: o nosso livre arbítrio.

tumblr_inline_ne8et1XR7D1t3iph8A Natureza e os seus elementos ocupam lugar de natural destaque na nossa religião. Quer pela ligação e regência de cada um dos Orísás aos vários aspectos que a constituem, como também devido ao facto de que é da Natureza que se extraem a esmagadora maioria dos componentes sagrados que irão proporcionar o culto e os rituais. Folhas, árvores, água, animais entre outros, são os veículos que possibilitam levar a cabo a propagação do Asé.

resize-500x288_650x375-mae-meniniha-1521050Não se pense no entanto que Candomblé é sinónimo de poder; nenhum Pai ou Mãe de Santo, filho ou filha de Santo voa em vassoura como um bruxo ou possui poderes mágicos como Merlin. Pelo contrário. Estar no Candomblé, para quem o faz correctamente entregando-se de corpo e alma ao Orísá, acarreta consigo sacrifício, responsabilidade e devoção.

No entanto, tem como paga o maior de todos os presentes: o amor de Olorum, dos Orisás e a satisfação de quem faz o bem, ajudando o próximo.

Olorun Modùpé

Que Ògún seja sempre por nós!

Bàbálórísá Miguel d’Ògún

Uma opinião sobre “Conheça o Candomblé: Uma religião de Poucos Para Muitos

  1. Aline's avatar

    Asé meu irmão! Aláfia!

    Gostar

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close